domingo, 22 de junho de 2008

"NOSSOS ALUNOS PRECISAM DE PRINCÍPIOS E NÃO SÓ DE REGRAS"

Hoje retomo a discussão a respeito da integração entre a escola e a família proporcionando uma educação completa e formando cidadãos “autores da própria história”. No decorrer desse semestre, em muitas disciplinas, falávamos sobre essa integração, sobre os papéis da escola, da família e da sociedade e sua importância no desenvolvimento dos indivíduos. Estudamos teóricos como Piaget, Vygotsky, Gramsci, Durkheim, Mannheim e em vários momentos pude perceber que além de todo o embasamento científico destes autores a abordagem é sempre a mesma, buscar uma “maneira/método” de transformar a educação e dar a ela significado.

Por que tratar de valores morais no cenário da educação?Por muito tempo tal discussão se destacava somente na filosofia ou na religião. No entanto, em tempos modernos, a psicologia moral resgata o conceito de princípios discutidos pela comunidade e os integra a um estudo sobre a natureza da moral e qual sua real importância e funcionalidade nas escolas. Tais princípios têm uma força que age ou que pode agir assegurada por um caráter espontâneo e, portanto, ligada às disposições próprias do sujeito que age em conformidade com a razão, como causa e princípio da aprovação ou da desaprovação. Constitui, primeiramente, o equilíbrio entre o bem a si e o bem ao outro, tarefas pretendidas pelas instituições que educam.

Além de justificativas teóricas numa perspectiva interacionista, dados empíricos de pesquisas podem comprovar a presença e a necessidade dos valores e da ética no contexto escolar. As instituições de ensino desejam apresentar propostas de uma educação que atenda a necessidade de tratar esses princípios. Favorecer a discussão epistemológica, filosófica e psicológica da natureza da moral e apontar caminhos para a viabilização de posturas éticas em que a justiça, a solidariedade, o amor, a amizade e a tolerância, dentre tantas outras virtudes que poderiam ser citadas, possam se fazer presentes no cotidiano e na vida escolar tornam-se fundamentais neste cenário.

E voltando à rotina acadêmica deste semestre, nós enquanto adultos e pedagogos em potencial, ainda transformamos em nós muitos valores e hoje, talvez pelo nível intelectual ou pela experiência adquirida, será fundamental para a prática pedagógica que tais valores sejam “passados” aos educandos. Nas aulas de Estudos Independentes II tratamos dos TEMAS TRANSVERSAIS e sua aplicação na prática educacional e na vida dos alunos em todos os aspectos, seja ele social, emocional, escolar e profissional. Questões como ética, cultura, meio ambiente, saúde e sexualidade são incorporados a disciplinas já existentes no cotidiano escolar. Os temas transversais traduzem a preocupação da sociedade quanto à tão falada formação (completa) dos cidadãos do futuro e eu acredito nesta integração pois, a educação não pode ser fragmentada e o indivíduo tem que se identificar e perceber-se como ser social. Suas emoções não estão e não podem ser separadas quando ele está em certos ambientes (familiar, escolar).

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