sábado, 21 de junho de 2008

"A estrada vai além do que se vê".

"A estrada vai além do que se vê".

Inicio esta postagem com essa frase. Significando que muito depois de tudo que a visão alcança ainda existem surpresas, perspectivas e possibilidades. A maior certeza que tenho sobre essa nova visão se mostra através da educação e seu maravilhoso universo de descobertas. Diante dos acontecimentos dos últimos dias (nas aulas) muitas coisas mudaram para mim e muitas vezes me pego pensando e imaginando o que será da educação nos próximos anos. Será que esse discurso “de faça a diferença” que ouço no decorrer do curso vai se tornar realidade? Se depender de mim sim e não somente após a formatura. Já é possível mudar o cenário da educação hoje, e você também pode contribuir, se não como educador, sim como pais, avós, irmãos e cidadãos, pois, a educação atinge a vida dos homens em todos os seus aspectos.

O homem, diferente do animal, é capaz de reconstruir seus saberes adquiridos no processo de aprendizagem. Sua capacidade intelectual de transcender permite-lhe o avanço qualitativo existencial ao remanejar seu mundo e sua atuação nele. A educação deve trazer saberes significativos para que sejamos capazes de modificar a nossa realidade, aplicando os saberes aprendidos às mais diversas situações, pois a educação como um todo envolve uma série de fatores. A construção social dos indivíduos, por exemplo, é um processo extenso e interminável, já que estamos todos em desenvolvimento. No processo educacional uma palavra é determinante, sob meu ponto de vista, AUTONOMIA.

A educação passa por um processo de transformação. A crise atual do modelo global de desenvolvimento vem acompanhada por uma crise nos modelos interpretativos no campo das ciências sociais. Nossas verdades estão limitadas. Os espaços da razão já não são capazes de construir a felicidade. A busca agora é pela interdisciplinaridade. Nenhuma matéria está sozinha no campo da educação, e é extremamente necessário vislumbra-la na sua totalidade, nas demais atividades influenciando internamente e externamente a vida do indivíduo.

A estrada a que me refiro é a própria vida. Uma educação que promove a integração entre escola e família forma cidadãos de caráter, com virtudes e valores éticos, com equilíbrio emocional, formação profissional qualificada e assegura um futuro melhor para o país, principalmente um país como o nosso Brasil que carece de bons profissionais e integridade moral para com a sociedade.

Nenhum comentário: