sexta-feira, 27 de junho de 2008

A PEDAGOGIA E O PRECONCEITO


O título por si só explica o conteúdo deste texto, o preconceito enfrentado pela Pedagogia e pelos alunos do curso. Existente na sociedade como um todo, a falta de informação e a ignorância ainda são as principais causas da discriminação quanto aos profissionais da área da educação.

Nas aulas, por longas horas discutíamos as mudanças quanto à visão a respeito dos pedagogos. Se no início a função de um pedagogo era realmente ser um “cuidador” - a palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé condução - agora essa função toma outras proporções. “A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.”

As transformações tecnológicas em aumento exponencial estão exigindo da Educação escolar a formulação de sucessivas e constantes modificações nas propostas pedagógicas vigentes, bem como dos métodos de ensino. O momento atual pode ser considerado como um divisor de águas para os métodos de ensino, ultrapassando os tradicionais e consolidando os novos, que por sua vez precisam de constante desenvolvimento, devida interação entre os educandos e o mundo, que interferem no processo de aprendizagem. Embora em muitas partes do mundo ainda existam dificuldades no ensino e no partilhamento da informação, estas já estão sendo vencidas principalmente nos grandes centros onde existem maiores condições de acesso à informação e à cultura escolarizada.

Falávamos ainda que dentro da própria Universidade existe preconceito partindo de outros cursos, por exemplo, das engenharias que ousam dizer que os alunos da pedagogia passam horas desenhando e colorindo. Me faz pensar que são para essas pessoas, que passaram o curso superior “desenhando” e “colorindo” que eles, engenheiros, entregam seus filhos e passam a esses profissionais a responsabilidade de educar e formar cidadãos, delegam aos “desenhistas” a função de educar seus filhos e torná-los homens e mulheres de bom caráter e prontos para enfrentar o mundo. Cabe a nós educadores desenvolver nas crianças o modelo que a sociedade e os pais sonham ter em casa.

Outra questão é o “sexo”, como se existisse uma regra determinante para o sexo de cada curso. Alguns são tipicamente masculinos ou femininos, mas isso é uma questão de ignorância cultural, como pedagogo se pode atuar em vários campos, que tanto podem ser ocupados por homens ou mulheres, depende das competências de cada um. É necessário romper barreiras e inovar o ensino superior, não só da pedagogia, mas de todos os cursos, buscando qualidade na atuação profissional.

O contato com homens e mulheres é importante pelo que cada um dos gêneros representa culturalmente para as crianças: "A mulher (ou mãe) é a que protege, dá carinho e atenção. O homem (ou pai) é o que traz o mundo para dentro de casa, o que conhece e manipula melhor as leis e as regras", explica a psicopedagoga Maria Cristina Mantovanini, de São Paulo. Da parte das crianças, não há diferença alguma em ter aulas com professores ou com professoras, desde que todos eles sejam compreensivos e habilidosos e dêem aulas interessantes e dinâmicas.

Quando ingressei no curso várias pessoas vieram me perguntar: “Mas você quer mesmo ser professora? O salário é tão ruim e as crianças hoje em dia andam tão mal educadas e até mesmo agressivas. Tem certeza dessa escolha?”

Hoje mais do que nunca estou certa sim. Serei mais que uma professora, serei educadora e muito além do salário ou das crianças está a satisfação pessoal e as várias possibilidades apresentadas pela Pedagogia contemporânea.

Levanto a bandeira da REVOLUÇÃO DAS IDÉIAS, como diria minha amiga Francielle: “porque vivemos em constantes mudanças é preciso que haja a revolução das idéias e a educação é o caminho reflexivo para essa revolução.”

4 comentários:

Francielle Duarte disse...

Ai debora .. sinto-me muito honrada!!
Que bom que pude contribuir am algo .. tb tenho aprendido muito com vc!!

e tenho certeza que ao menos perto de nós as pessoas estão com outro olhar sobre a Pedagogia (tomara que não seja de medo.. rsrss)!! E de que vale a vida se não for pra pensarmos sobre ela e nos apaixonarmos pelas ideias e de repente sentirmos que a ideia é real como as pessoas que estão ao nosso lado. Isso é ser critico, ser politico, ser Pedagógico.
E vamos, que vamos!!!
Bjos

Unknown disse...

oi.
sou homem e me escrevi no vestibular para pedagogia,e não sei se irei estudar porque o preconceito e a insegurança por só existir mais mulheres no curso e poucos homens e os poucos que existem alguns são homossexuais, me deixa apreensivo e angustiado porque a sociedade maltrata com palavras demais. principalmente os próprios homens acham que só quem faz esse curso é mulher e homossexual aí tenho medo de ser motivo de chacota na universidade.
mais é o meu sonho é o que desde criança eu penso em ser, dá aula para crianças gosto de mais já pude desfrutar desta experiência algumas vezes, minha mãe também é pedagoga devo ter herdado dela.
eu estou deixando a sociedade impor por cima dos meus objetivos esquecendo de vez o meu sonho.
será que estou certo? mais e as chacotas ( sei o que é isso já sofri bastante no ensino fundamental e médio) mais o medo não esta me deixando pensar...
poderia me ajudar!
agradeço.

DVideos disse...

welling ..
nao sei se vou te ajudar, so quero que voçe pense! voçe vai deixar de fazer uma faculdade ? voçe prefere nao ser zoado e terminar sendo um ninguem so pra fazer gostinhos?
saiba que esses que zombam de voçe e pq nao que te ver chegar onde eles sabem qie vc pode ir!
um dos melhores cursos e o de pedagogia. por acaso vc nunca viu um pegagogo do sexo masculino?
isso e besteira.
siga em frente que os que zombaram de vc vao ter inveja quando vc tiver la no topo...

DVideos disse...

ha me nome e dil